Banda Utopia Etílica

Integrantes remanescentes de varias bandas, com mais de 30 anos de experiência.

Jeder Luciano Maier, nascido na década de 70 em Rio Brilhante, vem de uma família rural com raízes no agronegócio. Desde cedo, ele seguiu o fluxo migratório da família em busca de novas oportunidades. Na década de 80, foi fortemente influenciado pelo rock nacional e formou sua própria banda, inicialmente chamada Dose Letal, depois Fogo Fátuo, tocando em várias cidades e estabelecendo sua presença na cena musical local. Formado em Agronomia, Jeder conciliou sua carreira como agrônomo com sua paixão pela música. Ao longo dos anos, tocou como baterista, compositor e arranjador nas bandas Aneurisma, Dose Letal, Fogo Fátuo e Os Urutaus. Em 2010, com a entrada de um novo guitarrista e vocalista, a banda mudou de nome para Os Urutaus e focou em composições próprias, prosperando até 2013. Hoje, Jeder consegue equilibrar trabalho, família e música. Com o reinício da banda, ele se sente rejuvenescido e mantém o espírito indomável do rock 'n' roll, sabendo exatamente quem é ao lado dos amigos da banda.

Álvaro Rosa de Assunção, cantor, compositor e produtor musical sul-mato-grossense, natural de Dourados e criado em Rio Brilhante. Iniciou sua trajetória musical aos 5 anos de idade, desenvolvendo desde cedo grande paixão pelo rock. Aos 13 anos, deu seus primeiros passos profissionais integrando uma banda de rock cover. Consolidou sua carreira com projetos regionais de destaque, entre eles a dupla "Álvaro & Gian" (2009-2016), que em 2012 lançou um CD com 12 composições autorais. Posteriormente, formou a dupla "Álvaro & Adão" (2019-2023), com extensa circulação pelo estado e além, encerrada devido a questões de saúde do parceiro.Multi-instrumentista autodidata, domina violão (incluindo 12 cordas), guitarra, baixo, viola caipira, ukulele, cavaquinho, banjo, teclado e acordeão. Atualmente desenvolve dois projetos simultâneos: como vocalista da banda de rock Utopia Etílica - em fase de gravação de 10 músicas inéditas - e como integrante da dupla sertaneja Álvaro & Augusto. Sua produção musical caracteriza-se pela fusão de ritmos, incorporando elementos do sertanejo, rock e reggae, sempre mantendo sólidas raízes na cultura musical de Mato Grosso do Sul. Profissional versátil e dedicado, continua ampliando seus horizontes artísticos com novas produções e performances.

Irapuan Gonzaga Carneiro Júnior, conhecido como "Massau", tem 49 anos e é um respeitado arquiteto e urbanista, além de talentoso baixista, compositor e arranjador. Natural de Rio Brilhante, MS, cresceu em um ambiente que valorizava tanto o intelecto quanto a criatividade, com um pai médico e uma mãe professora. Sua paixão pela música começou em 1994, quando se juntou à Arquiband como baixista. Influenciado por grandes nomes do rock dos anos 70, 80 e 90 e pela cena de Seattle, ele logo se destacou. Em 1995, passou a integrar também as bandas Aneurisma e Dose Letal. Em 1998, Massau e a Arquiband participaram do concurso nacional Skol Rock, onde conquistaram o terceiro lugar. De 1999 a 2010, ele foi integrante da banda Fogo Fátuo, que ganhou notoriedade no cenário musical. Após o fim da Fogo Fátuo, formou Os Urutaus, lançando um CD com 11 músicas autorais que foram aclamadas pela crítica. Com Os Urutaus, Massau tocou extensivamente em Campo Grande e Mato Grosso do Sul, solidificando sua influência musical. Ao longo de sua carreira, equilibrou suas paixões pela arquitetura e música, ganhando respeito em ambas as áreas. Atualmente, Massau é casado e pai de Betina, de 6 anos. Ele continua a escrever sua trajetória, inspirando muitos com seu talento e dedicação multifacetados.

Elcio Ribeiro dos Santos, natural de Três Lagoas, MS, mudou-se ainda na infância para Rio Brilhante, onde desenvolveu sua paixão pelo rock, inspirado por seu irmão Sérgio Ribeiro, guitarrista da Banda Kamorra. Elcio também tocou na Kamorra e se destacou como guitarrista em bandas como Dose Letal, Aneurisma e Sherephef nos anos 90. De 1999 a 2010, Elcio integrou a banda Fogo Fátuo, apresentando-se em vários locais pelo Mato Grosso do Sul. Junto com outros membros da Fogo Fátuo, fundou a banda Os Urutaus, gravando um CD autoral com 11 músicas que deu visibilidade ao grupo. Além da música, Elcio trabalhou como professor de educação física e serventuário do poder judiciário em Rio Brilhante. Apesar das responsabilidades profissionais, sua paixão pela música nunca diminuiu, conseguindo equilibrar suas funções com dedicação. A trajetória de Elcio é marcada por sua significativa contribuição ao cenário musical local e sua habilidade de conciliar múltiplas paixões e responsabilidades. Sua história inspira muitos, refletindo seu espírito indomável e amor pelo rock.

Bateria

Guitarra/vocal

Baixo/vocal

Guitarra Solo

Projetos da Banda Utopia Etílica

Confira nossos projetos musicais da banda de rock Utopia Etílica.

Projeto Recente

Ouçan nossas músicas

Projetos Antigos

A banda Os Urutaus lançou um CD totalmente autoral, com 11 músicas compostas pela própria banda. Esta obra foi produzida de forma independente em um estúdio em Campo Grande – MS e participou preferencialmente de festivais culturais, que são o nicho natural para um trabalho focado na produção cultural. O urutau, a ave-fantasma, está relacionado a diversas lendas indígenas e sertanejas devido ao seu canto exótico e sua camuflagem em troncos secos durante o dia. O título do show proposto foi o nome da ave em Guarani. Este trabalho, o álbum "Os Urutaus", obteve excelente receptividade e surpreendente repercussão. Em apenas dois meses após a publicação, permitiu a participação no Festival Grito Rock de Dourados, incluindo a participação em um documentário do festival e vários compromissos com a mídia local. A banda se caracterizou por composições de letras consistentes e linguagem direta, destacando-se pela combinação do texto com a performance típica do Rock. Com a música "Voto de Burro", recebeu o prêmio de melhor vídeo na eleição popular (YouTube) no Festival do Servidor Público – MS.

EP Mudança de Rumo 10 Músicas inéditas